Você está aqui: Página Inicial > Nugeds e Napne promovem ação no Dia Internacional da Mulher

Nugeds e Napne promovem ação no Dia Internacional da Mulher

DESTAQUE

Os núcleos realizaram uma roda de conversa durante o período da manhã para a comunidade acadêmica
publicado: 08/03/2024 14h46, última modificação: 08/03/2024 15h44

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual, em parceria com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas, promoveu uma roda de conversa no período da manhã. Realizado no saguão da escola, o momento foi de troca de experiências entre as convidadas e a comunidade acadêmica.

As mulheres presentes contaram e debateram sobre suas histórias e lutas diárias ocupando seus respectivos espaços. Entre elas estava a professora dos cursos de design do campus Luisa Mendes Machado, assim como sua aluna Diana Ark, a doutora em Direito e servidora da Reitoria do IFSul Helen Diogo, a estudante de Terapia Ocupacional da UFPel Débora Souza e a professora de libras da Universidade, Ivana Gomes. Com o time de entrevistadas composto por mulheres negras, surdas e LGBTQIAPN+, o momento foi de intensa troca, aprendizado e acolhimento.

Além da roda de conversas e das demais atividades promovidas por ambos os núcleos, a equipe diretiva formada pelo diretor geral Carlos Corrêa e o diretor de pesquisa e extensão Júlio Ruzicki, passou por todos os setores do campus distribuindo bombons para todas as servidoras. Cada bombom vinha acompanhado de uma mensagem em homenagem a este dia tão importante na luta pelos direitos das mulheres.

Ainda em comemoração pelo 8 de março, às 18h30min, na Sala dos Servidores do câmpus Pelotas, acontece uma Roda de Conversa denominada “Despertar o Feminino: como nutrir o corpo e equilibrar as emoções” com a esteticista, Louise Cardoso. Já as 20h acontece, um vernissage da exposição Platôs, da artista Lígia Monassa com a curadoria de Carla Borin. A exposição se estende até 22 de março.

Segundo Carla, a exposição Platôs, reúne um conjunto afetivo de imagens e cores vívidas, instaurando um campo de graça, desvelando as faces e os ritmos da vida, transformando em novas experiências sensíveis. As pinturas de Ligia, ganham força através das cores, das pinceladas e dos traços que se desenham e, vão tomando corpo como matéria de expressão daquilo que a atravessa e transborda.

Os eventos são uma alusão ao Dia da Mulher e têm como objetivos celebrar a arte e uma reflexão sobre questões femininas. A atividade é uma parceria entre o IFSul e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Pelotas.