Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário no câmpus Pelotas celebra os 50 anos da Análise de Discurso na França

Seminário no câmpus Pelotas celebra os 50 anos da Análise de Discurso na França

EVENTO

Em sua 5ª edição, evento ocorrerá entre os dias 4 de abril e 16 de maio; inscrições vão até 3 de abril
publicado: 15/03/2019 14h51, última modificação: 28/03/2019 18h03

Em comemoração aos 50 anos do surgimento da Análise de Discurso (AD) na França, o câmpus Pelotas sedia, entre os dias 4 de abril e 16 de maio, a quinta edição do Seminário de Pesquisas em AD. Os destaques do evento deste ano são as palestrantes Aracy Graça Ernst, responsável pela divulgação e implantação dos estudos de AD em Pelotas e na Zona Sul, e Maria Cristina Leandro Ferreira, coordenadora do Seminário de Estudos em Análise do Discurso (Sead) entre 2003 e 2013, realizado em Porto Alegre. As inscrições poderão ser feitas até 3 de abril.

>>> FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO!

As palestras ocorrerão às quintas-feiras, das 19h às 22h, no miniauditório 1 do câmpus Pelotas. Além das professoras Aracy Graça Ernst e Maria Cristina Leandro Ferreira, o seminário que terá como temática o cinquentenário da AD na França conta ainda com outras quatro palestras, ministradas por mestres e mestrandos do mestrado profissional em educação e tecnologia do câmpus Pelotas - orientados pela docente Clóris Freire Dorow, uma das organizadoras do evento ao lado dos também professores Cristina Zanella Rodrigues e Gilnei Oleiro Correa - e do mestrado em letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O evento é gratuito e garante certificação aos participantes que assistirem a 80% das palestras.

Saiba mais

Aracy Graça Ernst: em 2017, foi publicada uma edição especial da Revista Fórum Linguístico, cujo título foi “Falta, Excesso e Estranhamento - Estudos em homenagem à Aracy Ernst”, em que várias alunas e colegas publicaram artigos relacionados a este tema.

Maria Cristina Leandro Ferreira: em 2008, fez estágio de pós-doutorado de um ano em Paris 3, na Université de la Sorbonne Nouvelle, sob supervisão de Jean-Jacques Courtine. É líder do Grupo "Oficinas de AD: conceitos em movimento", que reúne orientandos e pesquisadores com passagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua área de interesse na pesquisa mais recente tem sido a região de interface da Análise do Discurso com o campo da psicanálise e das artes, com atenção especial na relação entre ideologia e inconsciente, corpo e discurso, arte, cultura e sujeito.