Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do câmpus Pelotas inscrito em desafio mundial está entre os oito melhores da América do Sul

Notícias

Projeto do câmpus Pelotas inscrito em desafio mundial está entre os oito melhores da América do Sul

SUSTENTABILIDADE

Estudo que visa diminuir o descarte de resíduos e gerar energia participa da 9ª edição do “Go Green in the City”, promovido pela Schneider Electric
publicado: 26/06/2019 11h51, última modificação: 26/06/2019 11h51

O projeto “Co-pirólise do caroço de pêssego com polietileno de baixa densidade”, desenvolvido por um grupo de estudantes e professores do câmpus Pelotas, está entre os oito melhores da América do Sul que disputam a 9ª edição do “Go Green in the City”, desafio mundial promovido pela multinacional Schneider Electric, especialista em gerenciamento de energia e automação. O vencedor da etapa continental será conhecido no dia 27 de agosto e avançará para a grande final mundial, em Barcelona, na Espanha, que acontece entre 1º e 5 de outubro.

A competição reúne participantes do mundo inteiro e tem como objetivo incentivar estudantes a pensarem soluções inteligentes e sustentáveis para as cidades, além de apoiar o surgimento de soluções inovadoras para enfrentar os desafios futuros em energia inteligente.

Uma das equipes finalistas na etapa América do Sul é a Chem Girls, formada pelas estudantes da engenharia química e do mestrado profissional em engenharia e ciências ambientais do câmpus Pelotas, Gabriela Andrade e Lidiane Valadão. Apesar de o regulamento prever apenas dois representantes por projeto, o grupo conta ainda com a participação da aluna Carolina Duarte (engenharia química) e dos professores Pedro José Sanches Filho e Diego Gil de Los Santos, que integram o grupo de pesquisa em contaminantes ambientais do instituto federal.

Inscrito na categoria “Sustentabilidade e acesso à energia”, o projeto das Chem Girls é baseado no processo de co-pirólise do caroço de pêssego e de resíduos de embalagens de polietileno, como as sacolas plásticas, por exemplo. O objetivo é a geração de produtos como o bio-óleo, carvão ativo e gases com potencial para geração de energia.

“Desta forma, buscamos a transformação de um problema ambiental, que são os plásticos e resíduos agroindustriais, em produtos com maior valor agregado”, diz Gabriela Andrade.

A estudante acredita que desafios como este proposto pela gigante Schneider Electric são muito importantes porque promovem o desenvolvimento de ideias viáveis, com qualidade e impacto sustentável, em benefício das cidades e dos grandes centros urbanos.

“Trabalhar com pesquisa que utiliza resíduos agroindustriais e urbanos para a transformação e produção de energia é encantador, pois estamos solucionando problemas ambientais. Outro ponto importante é que, além do conhecimento adquirido, somos estimulados a desenvolver o espírito de equipe”, avalia.

O estudo do câmpus Pelotas está entre os oito classificados da América do Sul e entre os cem melhores do mundo inscritos no desafio “Go Green in the City”. Para Gabriela, o desempenho obtido até aqui é um reconhecimento da importância que projeto tem para a construção de um mundo mais sustentável.  

Na segunda-feira, 24 de junho, as Chem Girls começaram a receber auxílio técnico de um mentor designado pela própria Schneider Electric. A intenção, segundo o grupo, é aprimorar ainda mais o projeto para buscar o primeiro lugar na competição.

O primeiro colocado mundial na 9ª edição do “Go Green in the City” receberá como prêmio uma viagem internacional e um estágio em uma das unidades da Schneider Electric.