Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto cultural com idosos encerra o ano com bailão e apresentação de invernada

Notícias

Projeto cultural com idosos encerra o ano com bailão e apresentação de invernada

EXTENSÃO

Última atividade de 2019 foi realizada na terça-feira (10) e contou com a presença de mais de 40 vovôs e vovós de asilos de Pelotas
publicado: 12/12/2019 17h01, última modificação: 12/12/2019 19h19

Mais de 40 idosos movimentaram a tarde de terça-feira (10) no câmpus Pelotas, durante a festa de confraternização que encerrou oficialmente a temporada 2019 do projeto que há seis anos tem como objetivo levar atividades culturais e muito lazer a vovôs e vovós assistidos por asilos da cidade.

No último encontro do ano, a equipe de voluntários que participa do projeto preparou uma programação diferente. Em vez da habitual sessão de cinema, os idosos assistiram à apresentação da invernada mirim do CTG Carreteiros do Sul, que contou ainda com declamações de poesia e um bailão pra lá de animado.

Aproveitando o clima de Natal, o tradicional lanche servido aos velhinhos ganhou um saboroso reforço, com salgadinhos, doces e sucos. Kits com produtos de higiene pessoal, entre outros, foram entregues aos idosos no final do evento.

Tchau, solidão!

Amor, alegria e felicidade. Esses são os principais ingredientes da receita de sucesso do projeto. E não é difícil perceber isso. Basta olhar o semblante de cada um dos idosos que participam dos encontros mensais para comprovar o poder transformador deste tipo de ação.

Aos 76 anos, dona Zeli Diaz é um bom exemplo disso. Ela vive há 16 anos no Asilo de Mendigos de Pelotas e, desde então, a solidão é praticamente sua maior companheira. Pelo menos até a segunda terça-feira de cada mês, que é quando o projeto reúne os idosos no câmpus Pelotas para a realização das atividades culturais e de lazer.

“Gosto muito de estar com todos aqui. Meu coração vira uma festa”, diz dona Zeli.

Por falar em coração, o casal Zaida Mendes de Oliveira, 79, e Adão Carrasco, 63, é uma prova de que o amor supera barreiras e não tem idade. Os dois se reencontraram há pouco mais de um ano, em um dos bailes promovido pelo projeto, e, desde aquele dia, não param de pensar um no outro. Estão namorando firme, apesar dos encontros limitados no mês.

“Ele mora numa clínica (asilo) e eu na outra. A gente não pode se visitar, então, namoramos só uma vez por mês, no dia que a gente vai para o projeto”, conta Zaida, que não desgruda um só minuto de Adão. Aos beijos e abraços e de mão sempre dadas, o casal era um dos mais animados do bailão de terça-feira.

Continuidade

O projeto de atividades culturais para idosos foi idealizado em 2013, pela cantora pelotense Xana Gallo. Desde junho deste ano, o câmpus Pelotas retomou a iniciativa e realiza os encontros da terceira idade na segunda terça-feira de cada mês. Para que a logística do evento funcione, caroneiros voluntários buscam e levam os velhinhos, em uma engrenagem que só funciona graças à entrega e solidariedade de cada um.

“Os voluntários são pessoas da sociedade pelotense extremamente engajadas e comprometidas em proporcionar um momento de lazer agradável aos idosos”, destaca a professora Janete Otte, coordenadora do projeto no câmpus Pelotas.

Segundo ela, o projeto de extensão tem como pilares a integração e a cultura, com encontros mensais que contemplam música, teatro, poesia e cinema.

“São ações como esta que fazem com que o idoso se sinta acolhido e reconhecido como sujeito da sociedade”, finaliza.

A atividades do projeto retornam em março de 2020.