Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pós em esporte escolar promove roda de conversa na próxima sexta-feira (11)

Pós em esporte escolar promove roda de conversa na próxima sexta-feira (11)

NÃO PERCA!

Atividade faz parte da disciplina de estudos avançados em educação e está marcada para as 19h30min
publicado: 03/12/2020 13h27, última modificação: 03/12/2020 19h33

A especialização em esporte escolar do câmpus Pelotas transmite na próxima sexta-feira (11), em seu canal no Youtube, uma roda de conversa sobre o tema “Educação física escolar na pandemia da covid-19: trabalho docente, currículo e aprendizagens”. O evento está marcado para as 19h30min e é aberto ao público, com espaço no chat para interação virtual.

>>> ASSISTA À LIVE

Os convidados para o debate são Valdelaine da Rosa Mendes, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Débora Avendano de Vasconcellos Sinoti, professora da Rede Municipal de Educação de Pelotas, e Jônatas da Costa Brasil de Borba, professor do IFSul e da Rede Estadual de Educação de Camaquã. A atividade faz parte da disciplina de estudos avançados em educação, ministrada pelas professoras Fabiana Montiel, Márcia Guimarães e Danielle Andrade.

Conforme os organizadores, o tema da roda de conversa surgiu a partir da ementa da disciplina, que foi estruturada pensando no atual momento, a fim de aliar o que os estudantes e professores estão vivendo com o curso de formação. O objetivo é promover, ao longo da disciplina, a discussão sobre o ensino do esporte escolar nos diferentes tempos e espaços da educação brasileira, as políticas educacionais, currículo e trabalho docente em diversos ambientes de ensino, a saúde do professor e a exclusão e desigualdade escolar.

De acordo com Fabiana, ao pensar no formato e estrutura do evento, o grupo optou por uma roda de conversa para promover o diálogo, as trocas e partilhas de angústias e desejos neste momento. Os convidados são professores que estão vivendo a pandemia em diferentes espaços, como cursos de formação e escolas da rede federal, municipal e estadual. Os estudantes do curso de especialização em esporte escolar também farão parte da configuração da roda, pois estão vivenciando como é ser professor e aluno no cenário atual.

“Para nós, além de ser um espaço de reflexão, essa roda contribuirá para construirmos juntos e juntas argumentos e formas de resistência e enfrentamento nesse momento que tem interpelado a vida dos professores e professoras. O trabalho docente vem sendo afetado e neste momento observamos o aumento do esgotamento docente, da precarização do trabalho e do acúmulo de atividades que extrapolam os limites da vida profissional. O currículo e sala de aula não são mais os mesmos e precisamos ponderar como os processos de ensino e de aprendizagem estão ocorrendo”, destaca.