Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa pretende avaliar impacto da pandemia entre estudantes do câmpus Pelotas

NOVO CORONAVÍRUS

Levantamento leva em conta questões relacionadas à saúde, acesso a recursos e tecnologias digitais, contexto familiar e ambiente para estudos
publicado: 28/05/2020 20h48, última modificação: 28/05/2020 21h26

As atividades presenciais em todo o IFSul estão suspensas pelo menos até 3 de julho. Mesmo sem ter ainda uma definição sobre a volta às aulas e ao retorno, em segurança, de estudantes, servidores e funcionários terceirizados, o câmpus Pelotas já se planeja para uma eventual retomada.

Contudo, a direção-geral quer saber primeiro qual tem sido o impacto da pandemia na vida de alunos regularmente matriculados na unidade. Por isso, foi lançada nesta quinta-feira (28) uma pesquisa direcionada a estudantes de todos os níveis de ensino. O levamento está estruturado em eixos e contempla dados relacionados à saúde, acesso a recursos e tecnologias digitais, contexto familiar e ambiente para estudos.

>>> ACESSE O QUESTIONÁRIO!

Segundo o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa, a pesquisa servirá de base para a tomada de decisões, projeção de possíveis cenários e o planejamento de ações por parte da instituição de ensino.

“Respeito, transparência, atitude e inclusão. É desta forma que temos pautado nossas ações frente a esta terrível pandemia. Essa pesquisa vai nos fornecer muitos subsídios para que possamos nos planejar e adotar medidas que permitam avaliar cenários e estruturar uma possível volta às atividades presenciais com toda a segurança necessária. A vida das pessoas é a nossa prioridade neste momento tão difícil”, ressalta.

Otimista quanto ao sucesso de mais essa iniciativa, Corrêa diz que a pesquisa está sendo amplamente divulgada à comunidade acadêmica do câmpus Pelotas. Diversos recursos, segundo ele, estão sendo empregados nesta campanha, como site institucional, redes sociais, mensagens via SMS e WhatsApp e e-mails para pais e/ou responsáveis.

Ainda não há um prazo estipulado para o encerramento da pesquisa, mas a direção-geral do câmpus Pelotas espera atingir, o quanto antes, o maior número possível de participantes em um universo de quase 5 mil alunos. O questionário está disponível aqui.

Protagonismo

Desde o início da pandemia de covid-19 e da suspensão das atividades presenciais em todo o IFSul, o câmpus Pelotas vem promovendo uma série de ações de enfrentamento ao novo coronavírus. São iniciativas envolvendo professores, técnico-administrativos e estudantes que estão fazendo a diferença àqueles que mais precisam.

As frentes de trabalho atuam, por exemplo, no envasamento, na rotulagem e distribuição de álcool 70% glicerinado; na produção e distribuição de sabão; na confecção e distribuição de protetores faciais e máscaras; e também na manutenção de equipamentos médico-hospitalares.

Ainda dentro do rol de ações voltadas a hospitais e instituições de saúde, o câmpus Pelotas tem colaborado na esterilização de máscaras N-95 e aventais impermeáveis, na confecção de caixas de entubação e aerocâmaras, no diagnóstico de covid-19 por meio de inteligência artificial, além de pesquisas desenvolvidas para combater a doença.

Soma-se a isso o espírito solidário da comunidade acadêmica, que tem se empenhado em campanhas para aquisição e distribuição de alimentos para estudantes e demais pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com relação à qualificação de servidores e alunos durante o isolamento social, o câmpus Pelotas tem divulgado diversos cursos de formação inicial e continuada a distância para que eles possam usufruir da melhor forma. As capacitações são ofertadas tanto pelo IFSul como também por outras instituições.

“O momento é de união e colaboração de toda a comunidade. Precisamos ser propositivos e contribuir para a construção do nosso futuro”, finaliza o diretor-geral.