Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa pretende avaliar impacto da pandemia entre estudantes do câmpus Pelotas

Notícias

Pesquisa pretende avaliar impacto da pandemia entre estudantes do câmpus Pelotas

NOVO CORONAVÍRUS

Levantamento leva em conta questões relacionadas à saúde, acesso a recursos e tecnologias digitais, contexto familiar e ambiente para estudos
publicado: 28/05/2020 20h48, última modificação: 28/05/2020 21h26

As atividades presenciais em todo o IFSul estão suspensas pelo menos até 3 de julho. Mesmo sem ter ainda uma definição sobre a volta às aulas e ao retorno, em segurança, de estudantes, servidores e funcionários terceirizados, o câmpus Pelotas já se planeja para uma eventual retomada.

Contudo, a direção-geral quer saber primeiro qual tem sido o impacto da pandemia na vida de alunos regularmente matriculados na unidade. Por isso, foi lançada nesta quinta-feira (28) uma pesquisa direcionada a estudantes de todos os níveis de ensino. O levamento está estruturado em eixos e contempla dados relacionados à saúde, acesso a recursos e tecnologias digitais, contexto familiar e ambiente para estudos.

>>> ACESSE O QUESTIONÁRIO!

Segundo o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa, a pesquisa servirá de base para a tomada de decisões, projeção de possíveis cenários e o planejamento de ações por parte da instituição de ensino.

“Respeito, transparência, atitude e inclusão. É desta forma que temos pautado nossas ações frente a esta terrível pandemia. Essa pesquisa vai nos fornecer muitos subsídios para que possamos nos planejar e adotar medidas que permitam avaliar cenários e estruturar uma possível volta às atividades presenciais com toda a segurança necessária. A vida das pessoas é a nossa prioridade neste momento tão difícil”, ressalta.

Otimista quanto ao sucesso de mais essa iniciativa, Corrêa diz que a pesquisa está sendo amplamente divulgada à comunidade acadêmica do câmpus Pelotas. Diversos recursos, segundo ele, estão sendo empregados nesta campanha, como site institucional, redes sociais, mensagens via SMS e WhatsApp e e-mails para pais e/ou responsáveis.

Ainda não há um prazo estipulado para o encerramento da pesquisa, mas a direção-geral do câmpus Pelotas espera atingir, o quanto antes, o maior número possível de participantes em um universo de quase 5 mil alunos. O questionário está disponível aqui.

Protagonismo 

Desde o início da pandemia de covid-19 e da suspensão das atividades presenciais em todo o IFSul, o câmpus Pelotas vem promovendo uma série de ações de enfrentamento ao novo coronavírus. São iniciativas envolvendo professores, técnico-administrativos e estudantes que estão fazendo a diferença àqueles que mais precisam.

As frentes de trabalho atuam, por exemplo, no envasamento, na rotulagem e distribuição de álcool 70% glicerinado; na produção e distribuição de sabão; na confecção e distribuição de protetores faciais e máscaras; e também na manutenção de equipamentos médico-hospitalares.

Ainda dentro do rol de ações voltadas a hospitais e instituições de saúde, o câmpus Pelotas tem colaborado na esterilização de máscaras N-95 e aventais impermeáveis, na confecção de caixas de entubação e aerocâmaras, no diagnóstico de covid-19 por meio de inteligência artificial, além de pesquisas desenvolvidas para combater a doença.

Soma-se a isso o espírito solidário da comunidade acadêmica, que tem se empenhado em campanhas para aquisição e distribuição de alimentos para estudantes e demais pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com relação à qualificação de servidores e alunos durante o isolamento social, o câmpus Pelotas tem divulgado diversos cursos de formação inicial e continuada a distância para que eles possam usufruir da melhor forma. As capacitações são ofertadas tanto pelo IFSul como também por outras instituições.

“O momento é de união e colaboração de toda a comunidade. Precisamos ser propositivos e contribuir para a construção do nosso futuro”, finaliza o diretor-geral.