Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jornada universitária tem programação diversificada no câmpus Pelotas

Notícias

Jornada universitária tem programação diversificada no câmpus Pelotas

EVENTO

Sexta edição do evento aborda este ano o tema “Direitos humanos: pelo direito à vida, à terra e ao território”.
publicado: 23/05/2019 16h46, última modificação: 23/05/2019 20h09

A 6ª edição da Jornada Universitária em Defesa da reforma Agrária (Jura) está sendo realizada de forma descentralizada, com atividades acontecendo em quatro municípios da Zona Sul: Pelotas, Piratini, Canguçu e Jaguarão. No câmpus Pelotas do IFSul, por exemplo, a programação, que teve início na quarta-feira (22) e se estende até a próxima terça (28), é bastante diversificada, abrangendo exposições e rodas de conversa sobre minorias, movimentos sociais, educação no campo e sementes crioulas.

Tendo como bandeira o tema “Direitos humanos: pelo direito à vida, à terra e ao território”, a 6ª Jura acontece oficialmente, na Zona Sul do RS, até 8 de junho, com intensa mobilização de diferentes instituições de ensino da região, como IFSul, UCPel, UFPel e Unipampa, além de escolas de ensino médio como o Colégio Municipal Pelotense, Colégio Estadual Dom João Braga/Pelotas, a EFASul e ETEC, em Canguçu, e a Escola Estadual Deputado Adão Pretto, em Piratini.

Nesta semana, o câmpus Pelotas do IFSul contabilizará três dias de atividades, a última na sexta-feira (24), que será uma roda de conversa sobre a luta dos Quilombolas pelo território. O evento está marcado para as 17h, no miniauditório 1 da unidade e contará com a presença da coordenadora de Etnias da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Canguçu, Maica Tainara Prestes Soares.

Os Quilombolas, aliás, também foram tema da abertura dos trabalhos no câmpus Pelotas, na quarta (22), quando foi apresentada ao público uma exposição com artesanatos desenvolvidos por estas comunidades negras rurais, formadas por descendentes de africanos escravizados que vivem, em sua maioria, da agricultura de subsistência em terras doadas, compradas ou ocupadas há bastante tempo.

Nos dias 27 e 28 de maio acontecem as duas últimas atividades previstas nas dependências do câmpus. São duas rodas de conversas, uma sobre educação no campo e pedagogia da alternância e a outra sobre o projeto de extensão “Água de beber para a aldeia Altamira Nii Yuxibu Huni Kui”, desenvolvido pelo professor Charles Huber, do curso superior de tecnologia em gestão ambiental do câmpus Pelotas.

Sementes crioulas

Hoje (23), entretanto, foi uma outra exposição que chamou a atenção nos corredores do câmpus: a de sementes crioulas. Os visitantes puderam conhecer, por exemplo, uma coleção de variedades de feijão e as vantagens desse tipo de semente e seu potencial de variabilidade genética.

Esse projeto, de extensão, é aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e promovido pelo curso de engenharia química do câmpus Pelotas, Embrapa, IFSul/câmpus CaVg e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

“As sementes crioulas são variedades de sementes que surgem na mão dos agricultores, resultado da interação entre o próprio agricultor, as plantas e o ambiente onde ela é cultivada”, explicou o professor Irajá Antunes, pesquisador da Embrapa Clima Temperado.

Segundo Antunes, as sementes crioulas são muito variadas e, consequentemente, contam com uma variedade muito grande de conteúdos nutricionais, promovendo uma diversidade maior em termos de alimentação.

“Além disso, por conta dessa diversidade genética, as sementes crioulas ajudam na recuperação de ambientes. Por isso, o agricultor tem um papel fundamental porque ele é o que chamamos de ‘guardião’ das sementes crioulas”, destacou.

Em seguida, o assunto ainda foi pauta da roda de conversa realizada também no câmpus Pelotas, com o tema “Sementes Crioulas, Agroecologia e Direito a Alimentação Saudável”. Além do pesquisador Irajá Antunes, participaram do debate Jander Moncks (IFSul/câmpus Pelotas), Ana Paula do Sacramento Wally (IFSul/câmpus CaVG), e Márcia Arocha Gularte (UFPel).

Futuros engenheiros

A engenharia química do câmpus Pelotas coloca seus alunos em contato com questões ligadas à biodiversidade e segurança alimentar, assunto considerado pela coordenação do curso como de extrema relevância para formação dos futuros engenheiros.

“Hoje, é necessário que o estudante de engenharia química saiba não somente os processos industriais e químicos, mas que também tenha uma visão mais ampla da sociedade, agregando diferentes habilidades, que incluem aspectos humanísticos, não só técnicos”, apontou o professor Jander Moncks, coordenador da engenharia química do câmpus Pelotas.

Por isso, conforme o docente, os estudantes estão inseridos neste projeto de extensão com as sementes crioulas porque elas trazem aspectos ambientais, sociais e culturais muito fortes, envolvendo os guardiões de sementes, que na maioria das vezes são agricultores - indígenas ou de outras etnias.

“Além de disseminar esse conhecimento, fazemos com que o nosso aluno perceba essa sociedade na qual ele está inserido e que ele veja as sementes crioulas como um alimento que guarda uma riqueza nutricional muito grande. A atuação dele, como engenheiro químico, vai influenciar no meio em que ele vive”, acrescentou Moncks.

O coordenador aproveitou ainda para divulgar a segunda edição da Feira de Sementes Crioulas na Alimentação, que será realizada no segundo semestre deste ano, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), da UFPel, com o apoio da Embrapa e de universidades do Uruguai e da Argentina. A primeira edição do evento ocorreu em setembro do ano passado, no IFSul/câmpus CaVG.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 27/05/19

IFSUL Campus Pelotas

Roda de conversa “O direito à Educação no Campo: A Pedagogia da Alternância e a experiência da EFASul”

Debatedores: Representantes da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL)

Horário: 17h30min

Local: Mini Auditório 1

 

Data: 28/05/19

 

Colégio Estadual D. João Braga

Cine-debate com Documentário: “À sombra de um delírio verde”

Debatedores: Lori Altmann (Núcleo de Etnologia Ameríndia e Instituto de Ciências Humanas/UFPEL) e Abicael Moreira (Estudante indígena do Curso de Educação Física/UFPel e do Povo Kaingang)

Horário: 9h

Local: Mini Auditório do Colégio

 

IFSUL Campus Pelotas

Roda de conversa: A Experiência extensionista "Água de Beber" junto aos Ni YUXIBU Huni Kui e o Direito à Vida das Comunidades Indígenas

Painelista: Prof. Charles Soares Huber (IFSul Campus Pelotas)

Horário: 17h30min

Local: Mini Auditório 2

 

Data: 29/05/19

 

UFPel

Oficina de Teatro do Oprimido: “Ser Humano é ser”

TOCO - Grupo Teatro do Oprimido na Comunidade

Horário: 14h - 16h30min

Local: CEART / Bloco 2 – Sala 102

 

UCPEL

Mesa redonda: “Retrocessos nos direitos humanos: como defender o direito à terra e ao território?”

Debatedores: Élida Lauris (Fórum de Justiça e Terra de Direitos) e Cedenir Oliveira Dirigente (Direção Estadual MST / RS)

Horário: 19h

Local: Sala 100k – Campus Santa Margarida/ UCPel

 

PIRATINI

 

Data: 27/05/19

 

Escola Estadual Deputado Adão Pretto

Oficina: “Direitos Humanos e Questão Agrária”

Ministrantes: Maria da Graça Souza (Professora Rede Estadual) e Alessandra Gasparotto (Professora do ICH/UFPel)

Horário: 7h30min

Local: Escola Estadual Deputado Adão Pretto

  

CANGUÇU

 

Data: 28/05/19

 

EFA Sul / ETEC

Cine-debate com Documentário: “À sombra de um delírio verde”

Debatedores: Lori Altmann (Núcleo de Etnologia Ameríndia e Instituto de Ciências Humanas/UFPEL) e Rodrigo Laranjeira (Estudante indígena de Enfermagem/UFPel e Povo Kaingang)

Horário: 20h

Local: Auditório da Escola Técnica Estadual Canguçu / ETEC

 

Data: 08/06/19

 

VIVÊNCIA EM ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA E ALDEIA INDÍGENA KAINGANG

Local de partida: Mercado Público (XV de Novembro Esquina Lobo da Costa)

Horário: 8h

Inscrições: Durante as atividades itinerantes

 

 JAGUARÃO

 

Data: 29/06/19

 

IFSUL

Palestra “Ensino de Química e saberes populares em uma escola do campo”

Palestrante: Gileine Mattos (EEEM Corintho Ávila Escobar Herval)

Horário: 9h30min

Local: IFSul

 

Data: 30/05/19

 

Escola Estadual de Ensino Médio Espírito Santo

Roda de conversa sobre Agroecologia

Debatedores: Núbia Mara Völz Wille e Teodoro Wille Sobrinho (Produtores rurais do Grupo Germinar-Canguçu)

Horário: 10h

 

UNIPAMPA

Roda de conversa com Grupo de Consumo Responsável Bem da Terra Jaguarão

Horário: 18h

 

Palestra: “Agrotóxicos, agroecologia e saúde”

Palestrante: Prof. Luiz Felipe Schuch (UFPel)

Horário: 19h

Local: Unipampa

 

Data: 1º/06/19

Saída de campo – Vivência no  Assentamento São Virgílio (Herval)

Local e Horário de Saída:  Unipampa, 8h