Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Do “quase” lixo ao luxo

Do “quase” lixo ao luxo

REDESIGN

Alunos transformam caixas de extintor de incêndio em objetos funcionais
publicado: 22/05/2019 19h36, última modificação: 08/07/2019 10h36

Com o compromisso de fazer o bem ao meio ambiente e com muita criatividade, materiais que seriam descartados tomaram variadas formas, cores e utilidade, no curso técnico em Design de Interiores.

Cerca de vinte caixas de extintores, que não podem mais ser utilizadas, de acordo com a atualização do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do câmpus, foram retiradas do depósito da instituição e transformadas em criado-mudo, nicho, floreira, adega e diversos outros móveis, que podem ser conferidos na exposição Redesign, no saguão do câmpus.

A atividade foi proposta dentro da disciplina de Projetos Especiais, ministrada pela professora Marina Loder, para os estudantes do 6º semestre. Conforme a professora, propor um novo design para materiais que podem ser reutilizados é o principal objetivo da disciplina.

A estudante Victoria Borges criou um nicho todo em azul, decorado com barbantes coloridos, e a estampa “Girl Power”. Segundo ela, quando recebeu a proposta em aula, pensou em fazer algo que refletisse sua personalidade. Embora trabalhoso, Victoria diz ter adorado o resultado.

“Deu trabalho, mas isso fez com que eu o valorizasse ainda mais. Esse projeto é a prova de que, com um pouquinho de criatividade, o que aparentemente não tem mais utilidade pode se tornar algo totalmente novo”, afirma.

Já Isabella Schneider, que a partir da caixa de aço e alguns pedaços de madeira, criou uma adega, com a proposta de apresentar algo que fosse a cara do curso. “Quando vi a caixa pensei em muitas ideias, mas a que me pareceu mais diferente foi a adega, que traz muita sofisticação para a decoração, o que é muito importante para o curso”, destaca.

O desafio da próxima avaliação deste semestre será a utilização de tiras de cortinas persianas na criação de algum objeto funcional, tendo sempre como foco a sustentabilidade. A exposição Redesign estará disponível no saguão do câmpus até sexta-feira (24).

Redação: Marcela Oliveira

registrado em: ,