Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com dicas de sustentabilidade

Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com dicas de sustentabilidade

#IFSulSustentável

Em tempos de isolamento social, Nugai aposta em publicações temáticas sobre atitudes e práticas que podem ser adotadas em casa
publicado: 05/06/2020 14h56, última modificação: 05/06/2020 14h56

Sustentabilidade é o foco da ação do Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (Nugai) do câmpus Pelotas para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado oficialmente nesta sexta-feira (5).

A iniciativa conta com peças gráficas temáticas e aborda assuntos relacionados a consumo sustentável, coleta seletiva, compostagem caseira, água e esgoto, e energia elétrica. Além do site institucional, o material também está publicado na página do câmpus Pelotas no Facebook.

“As peças trazem dicas de sustentabilidade direcionadas às residências, já que muitas pessoas, em função do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, estão passando a maior parte do tempo em casa”, explica o coordenador do Nugai do câmpus Pelotas, professor Endrigo Pereira Lima.

Segundo ele, ações como esta são cada vez mais importantes porque parte da população ainda desconhece algumas atitudes e práticas mais sustentáveis que podem ser adotadas em diferentes situações, até mesmo dentro de casa.

“E nada melhor do que reforçar isso no Dia Mundial do Meio Ambiente”, destaca o coordenador.

Nugai

O Nugai atua como órgão de assessoramento à direção do câmpus Pelotas, desenvolvendo estudos e práticas inovadoras de gestão ambiental, contribuindo estrategicamente com as políticas públicas para a sustentabilidade da instituição.

Entre os trabalhos de maior destaque do núcleo, estão o licenciamento ambiental do câmpus Pelotas e o apoio técnico em licitações de prestadores de serviços ambientais.

Atualmente, integram o Nugai do câmpus Pelotas os professores Endrigo Pereira Lima, Marcelo Hartwig, Mariana de Souza e Michel Gerber e a estudante Ana Laura Ramires, do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA).

Ações pelos câmpus

Assim como o câmpus Pelotas, outros câmpus do IFSul também estão realizando uma série de atividades para marcar a data, como publicações informativas, vídeos com servidores e estudantes, bate-papos com especialistas, entre outras iniciativas.

A campanha, totalmente virtual, além de trazer informações sobre a temática ambiental, também incentivará a comunidade a publicar suas próprias iniciativas na área usando a marcação #IFSulSustentável. As publicações que tiverem a hashtag da campanha poderão ser compartilhadas pelas redes sociais da instituição.

Todas essas ações no IFSul estão sendo organizadas pelos Nugais junto à Coordenadoria de Gestão Sustentável da Reitoria.

Saiba mais

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. A data foi escolhida em 1972, durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia, e coincide com o dia de realização desta, que ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo.

Na ocasião, foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o mundo. Desde então, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre os problemas ambientais e alertar para a necessidade de mudanças de hábitos a fim de preservar os recursos naturais.

PEÇAS GRÁFICAS DESENVOLVIDAS PELO NUGAI/CÂMPUS PELOTAS PARA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: