Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Roda de conversa marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ no câmpus Pelotas

Roda de conversa marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ no câmpus Pelotas

GÊNERO E DIVERSIDADE

Evento, que ocorre nesta quinta (28), contará ainda com distribuição de material informativo e exibição de vídeos
publicado: 18/06/2018 16h53, última modificação: 27/06/2018 09h16

Promover um momento de reflexão sobre respeito à dignidade das pessoas; apresentar informações sobre violências relacionadas à sexualidade e gênero; e esclarecer a comunidade escolar a respeito das lutas enfrentadas no histórico do preconceito imposto à comunidade LGBTI+. Estes são os principais objetivos do evento que ocorrerá nesta quinta-feira (28), no câmpus Pelotas, em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, comemorado nesta data em todo o mundo.

O evento, coordenado pela servidora Renata Porcellis, é uma associação do Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) e do grupo de pesquisa Fora da Caixa, e tem como atividade principal a roda de conversa “Guia prático para sair do armário (se é que isso existe)”, que será ministrada às 17h, no saguão do câmpus. Além da roda de conversa, será feita, nos três turnos, a distribuição de material informativo e a exibição de vídeos com temas relativos a conceitos de sexo, gênero, expressão de gênero e sexualidade, estereótipos e violências.

“Este projeto se fundamenta na necessidade de implementação de ações sobre educação sexual e educação de gênero na escola, partindo do princípio de que a escola é, por excelência, um dos principais espaços de formação para a cidadania e de socialização, e necessita educar seus alunos, englobando todas as esferas do conhecimento”, destaca a coordenadora do evento.

Os participantes receberão bottons, marcadores de página, adesivos e folders.

Saiba mais

O Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo) é comemorado anualmente em todo o mundo. Esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia, lesbofobia, transfobia, para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero e sexualidade. É celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta desta comunidade pelos seus direitos - a Rebelião de Stonewall Inn.

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGTI+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que acabavam por ser presos e sofrer represálias por parte das autoridades. A partir deste acontecimento, foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho LGBTI+ foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.