Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas celebra seus 75 anos

Câmpus Pelotas celebra seus 75 anos

FESTIVIDADES

Bolo de aniversário e o tradicional “Parabéns a você” marcam o 11 de outubro na maior unidade do IFSul
publicado: 11/10/2018 17h44, última modificação: 11/10/2018 17h44

O saguão do câmpus Pelotas ficou lotado na tarde desta quinta-feira (11). Servidores, alunos e terceirizados comemoraram oficialmente a passagem dos 75 anos da institução, com direito a bolo de aniversário, “Parabéns a você” e o descerramento de uma placa alusiva à data.

Simbolicamente, o primeiro pedaço de bolo foi servido à aluna Marina Dias, do Laboratório Experimental de Design (LED) do câmpus Pelotas. Ela e o colega Bruno Cândido, sob a supervisão da professora Mariana Piccoli, foram os idealizadores do selo comemorativo aos 75 da instituição, que ilustra praticamente todos os materiais desenvolvidos para as festividades, inclusive a placa descerrada na tarde desta quinta, pelo reitor do IFSul, Flávio Nunes, e o diretor-geral do câmpus, Carlos Jesus Anghinoni Corrêa.

Também simbolicamente, entre os servidores, a técnica-administrativa Jaqueline Farias foi a primeira e recebeu o seu pedaço de bolo das mãos do reitor Flávio Nunes.

O “Parabéns a você” foi executado pela Orquestra Estudantil Areal, projeto de extensão criado em 2014 e que conta com a participação de 25 alunos dos ensinos fundamental e médio do Ginásio do Areal. Sob o comando da maestrina Lys Ferreira, a orquestra surpreendeu com um repertório variado, composto por canções eruditas, populares e nativistas. Destaque para as músicas de bandas famosas de rock, como Guns N´ Roses, e de trilhas sonoras de filmes e séries badalados, como Piratas do Caribe e Game of Thrones.

Conforme a direção, cerca de 300 quilos de bolo foram distribuídos à comunidade acadêmica e administrativa nesta quinta-feira.

Educação de qualidade

O câmpus Pelotas do IFSul construiu sua história alicerçada na educação pública, gratuita e de qualidade, como pilar para a formação cidadã. Em mais de sete décadas de serviços prestados, tornou-se referência e conquistou posição de destaque no cenário educacional.

Com diversos projetos reconhecidos e premiados nas mais importantes feiras e mostras tecnológicas do país e do exterior, tem focado seus esforços principalmente na pesquisa aplicada, como forma de desenvolver soluções criativas para problemas reais da sociedade.

“São 75 anos de muita história, conquistas e transformações de vidas, por meio da educação. Parabéns ao câmpus Pelotas e parabéns aos alunos por fazerem parte desta trajetória de sucesso”, ressaltou o reitor do IFSul, Flávio Nunes, que citou dados de recente avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na qual os institutos federais foram destaque, em comparação com demais instituições de ensino do país.

“O Brasil ficou na 64ª colocação no último Pisa. E agora vem um dado interessante: se os institutos federais fossem um país, ocupariam a 12ª posição neste ranking, por conta da qualidade do ensino ofertado. Por isso, investir em educação dá resultados”, observou o reitor.

Diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Jesus Anghinoni Corrêa também destacou a qualidade do ensino da instituição e valorizou os cerca de 5 mil alunos hoje matriculados na unidade, a maior do IFSul.

“É uma honra fazer parte desta instituição, que há 75 anos forma, com excelência, profissionais altamente qualificados para o mundo do trabalho e para a vida”, finalizou.

Programação

Para sexta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e último dia dos festejos, a comissão organizadora preparou várias atrações aos visitantes, que poderão participar de uma visita guiada e conhecer as dependências do câmpus Pelotas. Para isso, é necessário efetuar inscrição no link http://75anos.pelotas.ifsul.edu.br/inscricao/.

A programação contempla também um torneio esportivo organizado pelo Grêmio Estudantil, a Copa Una; o 11º Encontro de ex-alunos; apresentações artísticas; mateada; pipoca e rodas de conversa. Painéis serão instalados no saguão para que a comunidade deixe a sua mensagem de aniversário ao câmpus.

Ainda na sexta-feira, haverá o descerramento de uma placa em homenagem ao professor aposentado Claudio Omar Haubman, responsável pelo desenvolvimento e implantação da primeira transmissão e geração de televisão aberta na cidade de Pelotas.

Cerimônia cívica, com hasteamento de bandeiras e participação da banda do Exército; solenidade alusiva aos 75 anos, com depoimento de dirigentes e ex-alunos; almoço festivo e café com roda de carreta completam o rol de atrações.

Ingressos

A comissão organizadora ressalta que continuam à venda os ingressos para o almoço festivo de sexta-feira (12), que será realizado às 12h15min, no CTG Carreteiros do Sul. Aquisição de antecipados ou solicitações de reservas podem ser feitas na Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex), telefone (53) 2123.1013. O cardápio será churrasco e bolo (bebida à parte), ao preço de R$30,00. Alunos do câmpus Pelotas, apresentando a carteirinha estudantil, pagam R$20,00.

ETP – ETFP -ETFPel – CEFET-RS - IFSul 75 Anos de uma História de Sucesso

Cronograma de Comemorações – Local: Câmpus Pelotas

Dia 03 de outubro de 2018

16h