Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Magna do mestrado em Educação e Tecnologia será nesta terça (22)

Aula Magna do mestrado em Educação e Tecnologia será nesta terça (22)

Atividade acontece às 19h, no auditório principal do câmpus Pelotas
publicado: 18/08/2017 10h54, última modificação: 18/08/2017 10h54

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) do câmpus Pelotas promove nesta terça-feira (22) a Aula Magna do mestrado profissional em Educação e Tecnologia. Com o tema “Saber outros saberes: cultura oral e pedagogia griô”, o evento será realizado no auditório Enilda Feistauer, a partir das 19h.

Para debater a temática com docentes e estudantes do curso, o PPGEdu convidou a Mestre Griô Sirley Amaro, uma das personalidades mais conhecidas no RS quando o assunto é a transmissão oral de saberes que valorizam a identidade e ancestralidade; e o professor Diogo Rios, professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com vasta experiência em história da educação matemática, memória e formação de professores de matemática.

De acordo com os organizadores, o tema proposto para a Aula Magna tem como objetivo trazer para o foco dos debates outros saberes e legitimá-los, reforçando, ainda, a necessidade de se discutir a existência de discursos periféricos e discursos dominantes.

“A história oral faz uma tomada da perspectiva de sujeitos com discursos periféricos, mas academicamente. Sua tomada de posição é reconhecer a legitimidade de outros discursos, de outras vozes, e questionar o discurso social cristalizado. Por isso, convoco a todos a experimentar o encontro de histórias comunais com a história oral, nas vozes de nossos palestrantes convidados”, destaca o professor Roger Luis Albernaz de Araújo, coordenador do mestrado profissional em Educação e Tecnologia, curso criado em 2012, no câmpus Pelotas, e que já está em sua sexta edição.

registrado em: , ,