Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do câmpus Pelotas realiza palestra em escola do município

Aluno do câmpus Pelotas realiza palestra em escola do município

INCLUSÃO

O estudante palestrou sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down para jovens da escola Piratinino de Almeida
publicado: 27/03/2023 09h38, última modificação: 27/03/2023 09h38

O aluno Leonardo Costa da Silva, do 8º semestre do curso de Design de Interiores, realizou na última quinta-feira (23) uma palestra para estudantes da rede municipal de ensino. O encontro fez parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Leonardo é um dos muitos estudantes com necessidades específicas que integram o quadro discente do câmpus Pelotas.

A palestra, cujo tema era “A vida acadêmica e social de um estudante com Síndrome de Down”, teve como objetivo desconstruir o conceito de limitações, mostrando que qualquer estudante pode transpor os obstáculos em busca do conhecimento quando a disciplina e a determinação fazem parte da sua história de vida. Os jovens de sexto a nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Piratinino de Almeida foram agraciados com a ida de Leonardo, a convite do professor Lairton, que coordena vinte projetos sociais.

Leo contou aos estudantes como é sua rotina escolar, a importância do apoio e participação dos professores na sua busca por evolução na formação geral e técnica. Além disso, o discente falou sobre as práticas de esportes tanto no futsal quanto no padel, grupo de dança e o Projeto Carinho.

A importância do apoio

A psicopedagoga Adriana Farias, que auxilia Leonardo no câmpus, afirma que “além do conhecimento técnico exigido pelo curso, nossa aprendizagem ocorre através do incentivo à participação de situações em conjunto com os demais educandos.”

O trabalho em equipe, composto pelos docentes do curso de design de interiores e da psicopedagoga, observam as adversidades que alunos como o Leo podem encontrar e desenvolvem estratégias de ensino-aprendizagem que visam o sucesso acadêmico do educando.

“Utilizamos as mais diversas técnicas de estudo como mapas mentais, flashcards, resumos, planejamento de estudos e aplicativos como time tree,  pomodoro entre outros”, explica Adriana.

É a partir destas observações que o time, formado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e pela Coordenadoria de Apoio Pedagógico (COAP), tenta buscar recursos para que o educando construa os saberes necessários para a aquisição do conhecimento tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Atualmente, o câmpus Pelotas conta com 88 alunos especiais, com as mais diversas dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos. A instituição se qualifica diariamente para chegar ao topo da inclusão, dando qualidade de vida ao educando.

registrado em: , , ,