Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno da Engenharia Elétrica vence desafio de robôs em Caxias do Sul

Aluno da Engenharia Elétrica vence desafio de robôs em Caxias do Sul

TECNOLOGIA

Aplicação dos conceitos da Indústria 4.0 foi o principal critério de avaliação
publicado: 19/10/2017 14h50, última modificação: 19/10/2017 14h50

O estudante do 5º semestre de Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas, Patrick Bartz, juntamente com sua equipe, composta por alunos do Colégio Marista e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi o vencedor do Desafio de Robôs Indústria 4.0.

A competição, realizada na 26ª edição da Mercopar – Feira de Subcontratação Industrial do Mercosul, em Caxias do Sul, entre os dias 3 e 6 de outubro,  reuniu estudantes dos níveis médio, técnico e superior. O objetivo era incentivar a criatividade e potencializar o processo de construção do conhecimento e de novas tecnologias entre os participantes.

A proposta do Desafio de Robôs era que os participantes se dividissem em cinco equipes, a fim de desenvolverem processos e soluções em uma linha de montagem em miniatura, que simulava a fabricação de um carro. As equipes, que misturavam estudantes de diferentes níveis, deveriam desenvolver robôs totalmente autônomos, capazes de realizar diferentes ações na linha de montagem, tendo em mente os conceitos da Indústria 4.0.

Ao final de dois dias de trabalho, as equipes apresentaram seus robôs a um grupo de avaliadores formado por técnicos do Sebrae/RS e professores, que utilizaram como critérios de análise a engenharia utilizada, o trabalho de pesquisa, e, principalmente, as conexões feitas com a Indústria 4.0. A vitória ficou com a equipe número 5, responsável pelo processo final de colocação da peça no automóvel.

Patrick, que também é egresso do curso técnico em Automação Industrial do câmpus Camaquã, considera que os ganhos foram além do troféu de primeiro lugar.

“O troféu é apenas uma formalidade. Na realidade, todos ganharam, independentemente de quem ficou com a honraria. A experiência, o convívio, a troca de aprendizados e o clima de colaboração foram o maior prêmio que pude tirar desse desafio, que encarei como uma excelente oportunidade”, avalia.

Sobre a Mercopar

A Mercopar é uma feira de subcontratação e inovação industrial realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do grupo Deutsche Messe AG, anualmente.

Seu foco é aproximar empresas nacionais e internacionais, possibilitando às micro e pequenas empresas participação na cadeia produtiva de grandes grupos empresariais. No Salão de Inovação, o Polo Marista e a PUC/RS organizaram o Desafio de Robôs Indústria 4.0, que contou com a participação de estudantes universitários do IFSul, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estudantes do Colégio Marista Champagnat, do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, Senai/Caxias do Sul e do Polo Marista.