Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Intelectualidade negra e representatividade” é o tema da 3ª Semana Afro do câmpus Pelotas

Notícias

“Intelectualidade negra e representatividade” é o tema da 3ª Semana Afro do câmpus Pelotas

REFLEXÃO

Evento promovido pelo Neabi ocorre de 4 a 25 de novembro, totalmente online
publicado: 13/10/2020 13h20, última modificação: 13/10/2020 14h31

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus Pelotas promove, entre os dias 4 e 25 de novembro, a 3ª Semana Afro. Com o tema “Intelectualidade negra e representatividade”, o evento é alusivo ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A edição deste ano será realizada totalmente online e contará com uma série de palestras, que ocorrerão todas as quartas, pelo Google Meet. As inscrições poderão ser realizadas de 1 a 25 de novembro pelo e-mail neabipelotas@gmail.com e os inscritos receberão os links das atividades pelo e-mail cadastrado, sendo possível se inscrever por palestra.

Conforme a gestora do Neabi, Lais Ribeiro, a ação contará com a presença de importantes intelectuais negros do câmpus e da região, a fim de ampliar as discussões. O objetivo é debater questões raciais de modo acadêmico, com pessoas de diferentes instituições, ampliando a qualidades dos trabalhos e proporcionando maior representatividade.

“Acreditamos que é preciso desconstruir o estereótipo de que as pessoas negras se destacam somente nos esportes ou em atividades culturais. Há um grupo forte pensando a questão racial com diferentes perspectivas teóricas e escrevendo trabalhos de altíssimo nível intelectual” destaca.

Para a gestora, se a maioria da população brasileira é composta por negros e pardos, é necessário dar visibilidade e espaço para o trabalho que essas pessoas estão desenvolvendo por meio de pesquisas nos espaços acadêmicos.

“As pessoas negras são muito mais do que apenas pessoas interessadas em discutir essencialmente a questão racial que nos atravessa e constitui, há historiadores, filósofos, políticos e pensadores sobre os mais diversos aspectos da realidade”, observa.

registrado em: ,