Você está aqui: Página Inicial > Exposição "Hermenegildo, un balneario surrealista", de Geraldo Moraes, acontece no IFSul - câmpus Pelotas

Notícias

Exposição "Hermenegildo, un balneario surrealista", de Geraldo Moraes, acontece no IFSul - câmpus Pelotas

EVENTO

O evento ocorrerá entre os dias 15 de setembro até 07 de outubro, no saguão do câmpus
publicado: 12/09/2022 08h29, última modificação: 12/09/2022 08h29

Nesta quinta-feira, 15 de Setembro de 2022, às 15h30, integrando as comemorações de 79 anos do IFSul Câmpus Pelotas, acontece a abertura da exposição fotográfica "Hermenegildo, un balneario surrealista", do ativista cultural Geraldo Moraes.

Durante a pandemia da Covid-19 muitas pessoas buscaram lugares distantes, migraram para pequenas cidades e vilarejos em busca de um espaço/tempo que pudessem interagir com suas famílias e vizinhos, sem medo de contaminação e o mais próximo possível do ciclo natural da vida. Assim, Geraldo Moraes registrou por dois anos e meio a metamorfose da paisagem da Praia do Hermenegildo, localizada no município de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul. Um lugar de moradia, mas também de veraneio de turistas vindos do Uruguai, Argentina e de outras partes do Brasil e do mundo.

Conhecida popularmente como Praia do Hermena, ou Paraíso dos Mergulhões, possui 152 km de extensão tendo limites com a Praia do Cassino e a praia da Barra do Chuí, encontrando os faróis de Sarita, Verga, Albardão, o Rádio Farol do Chuí e diversas embarcações seculares naufragadas. Além de carros atolados perdidos, bóias náuticas que se soltaram, animais, conchas e o lixo de navios cargueiros que navegam pela costa.

O abismo horizontal traz essa paisagem, integrada aos chamados Campos Neutrais, o ambiente e a estética da fronteira Brasil - Uruguai, onde se encontram culturas e um povo hibrido, com sua arte, sua arquitetura e seu idioma, o portuñol – combinação do português com espanhol.

A Praia do Hermenegildo ficou famosa em 1978, pela chamada "Maré Vermelha", um fenômeno ambiental causado pelo desequilíbrio ecológico da proliferação de algas, provocando a contaminação de peixes, animais terrestres e pessoas. O episódio ocorreu devido ao naufrágio do navio Taquari, em 1971, no Cabo Polônio, Uruguai, que levava em seus porões grande carga de agrotóxico da empresa Dow Química, que viria a vazar sete anos depois, após uma ressaca.

A pandemia da Covid-19 produziu a migração de diversas pessoas da cidade para lugares distantes e pouco habitados. A Praia do Hermenegildo foi o refúgio encontrado por Geraldo Moraes, que passou a fotografar diariamente a paisagem, os objetos e a poesia do lugar.

Artista, Geraldo Souza Moraes é auxiliar em administração do IFSul Câmpus Pelotas, atuando na Coordenadoria de Produção e Editoração Gráfica - COPEG. Iniciou sua carreira na área de processamento de dados, vindo a trabalhar posteriormente na produção gráfica. É bacharel em gestão pública e pós-graduado em mídias na educação. Também atua como ativista cultural do coletivo RádioCom, compartilhando com a comunidade escolar a dimensão paralela da Praia do Hermenegildo, tão distante, mas também, tão perto de todos.

As atividades, que iniciam no dia 15 de setembro, terão abertura às 15h30min, no saguão da escola. Além da exposição, haverá a Feira Bem da Terra e o Sarau Poético, do Prof. Marco Fragoso. Para mais informações, acesse o perfil no instagram da Coordenadoria de Atividades Culturais – COAC.