Você está aqui: Página Inicial > Estudantes contam com a ajuda de tutoriais para acessar o AVA Moodle

Estudantes contam com a ajuda de tutoriais para acessar o AVA Moodle

PASSO A PASSO

Vídeos elaborados pela Coordenadoria de Educação a Distância (Coed) mostram como entrar e utilizar as funcionalidades do sistema
publicado: 24/09/2021 18h51, última modificação: 25/09/2021 10h15

Às vésperas do início de mais um semestre letivo, que começa oficialmente nesta segunda-feira (27), no câmpus Pelotas, uma das principais dúvidas dos estudantes recém-chegados à instituição será respondida em detalhes nesta sexta-feira (24), às 19h, em uma live especial que será transmitida pelo canal oficial no YouTube. E o tema não poderia ser outro: como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle?

Juntamente com a live, que ficará permanentemente à disposição no canal do YouTube, a Coordenadoria de Educação a Distância (Coed), setor ligado à Diretoria de Ensino (Diren) do câmpus Pelotas, preparou vídeos para auxiliar os alunos a encontrarem as principais informações de caráter acadêmico e, também, facilitar o processo de ambientação ao AVA Moodle, sistema utilizado para a realização das Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs).

O vídeo 1 traz informações gerais para o bom andamento do semestre letivo. O material apresenta a página específica das APNPs 2021/2 no site, onde consta uma série de links que direcionam o usuário, por exemplo, ao calendário acadêmico, aos planos de atividades dos cursos e às orientações de acesso ao sistema Suap, Gmail Institucional e ao próprio AVA Moodle.

>> ACESSE O VÍDEO 1 (SEM LIBRAS / COM LIBRAS)

O vídeo 2 é dedicado exclusivamente ao AVA Moodle. O tutorial fornece uma breve explicação sobre a utilidade desta importante ferramenta acadêmica e como ela funciona; e o passo a passo para o acesso dos estudantes, que deverão realizar o login inserindo o CPF (somente dígitos) e a senha padrão apnp21, sendo necessária a troca da senha no primeiro acesso. Além disso, orienta a navegar pelas funcionalidades disponibilizadas no menu principal, como acesso às disciplinas e alteração do perfil do aluno. Para entrar no AVA Moodle, clique aqui.

>> ACESSE O VÍDEO 2 (SEM LIBRAS / COM LIBRAS)

Continuando o processo de ambientação, o vídeo 3 detalha o funcionamento da Sala Virtual do AVA Moodle, principal ferramenta de interação entre docente e aluno. Neste tópico, os destaques são o Fórum de Notícias, Fórum de Dúvidas, Chat de Dúvidas e o espaço exclusivo para postagem da programação de atividades preparadas pelo professor aos estudantes matriculados em determinada disciplina.

>> ACESSE O VÍDEO 3 (SEM LIBRAS / COM LIBRAS)

Já o vídeo 4 complementa o processo de ambientação e dá ênfase ao conjunto de regras para uma convivência harmoniosa e uma boa comunicação no ambiente virtual, a “netiqueta”.

>> ACESSE O VÍDEO 4 (SEM LIBRAS / COM LIBRAS)

Conforme a Diretoria de Ensino do câmpus Pelotas, os estudantes regularmente matriculados no ensino técnico de nível médio e na pós-graduação somente terão acesso ao AVA Moodle a partir das 19h desta sexta-feira, mesmo horário de início da live que tratará sobre este tema.

Já para os estudantes do ensino superior de graduação, o acesso ao AVA Moodle estará disponível até segunda-feira (27), devido ao tempo necessário para processamento dos pedidos de matrícula que chegaram até quinta-feira (23), após duas prorrogações consecutivas do prazo final.

Atendimento

Para dar ainda mais suporte a seus estudantes, o câmpus Pelotas está disponibilizando uma Central de Atendimento Virtual (CAV), que vai atender, em regime de plantão (manhã, tarde e noite), alunos que tiverem algum tipo de dificuldade de acesso ao AVA Moodle, de operacionalização das ferramentas digitais, ou qualquer outra demanda específica.

>> CLIQUE AQUI E CONHEÇA A PÁGINA DA CAV

registrado em: , ,