Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos de Graduação > Licenciatura em Computação

Licenciatura em Computação

por Comunicação Social publicado 04/03/2016 15h19, última modificação 02/06/2023 09h32

TURNO DE OFERTA: noite

MODALIDADE: presencial.

HABILITAÇÃO: licenciatura.

CARGA HORÁRIA: 3.370 horas divididas em 8 semestres.

ESTÁGIO: obrigatório, realizado nos 4 últimos semestres, com 100 horas cada.

APRESENTAÇÃO: o curso de Licenciatura em Computação é destinado a formação de professores para exercício da docência em escolas públicas (estaduais, municipais e federais) e particulares. Vislumbra a inserção do futuro profissional, no âmbito da docência, contemplando saberes específicos da área tecnológica em computação bem como saberes pedagógicos. O licenciado em Computação poderá atuar na docência do ensino básico, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional em Nível Médio, na rede pública e/ou privada de ensino. Podendo atuar, também, em espaços educativos não formais.  Dentro de um viés de verticalização, poderá, ainda, atuar na Educação superior, atendidas as prerrogativas explicitas no art.66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96).

OBJETIVO: formar profissionais capazes de atuar na educação capazes de contribuir na formação de cidadãos com competências e habilidades necessárias para conviver e prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico e global, com princípios institucionais de formação humanística, e que, ainda, tenham sólidos conhecimentos em Ciência da Computação, Matemática e Educação visando ao ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e a formação de usuários da infraestrutura de software dos Computadores, nas organizações.

PERFIL PROFISSIONAL E CAMPO DE ATUAÇÃO: o perfil pretendido, conforme Res. CNE/CEB nº 136/2012, deve assegurar a formação de profissionais dotados: I. do conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas; II. da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade; III. da visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área; IV. da capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo; V. da capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar; VI. da compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades; VII. da capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas; e, VIII. da capacidade de atuar em um mundo globalizado do trabalho.

O egresso do Curso de Licenciatura em Computação estará apto a atuar como docente na Educação Básica, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional em Nível Médio, na rede pública e/ou privada de ensino. Podendo atuar, também, na educação não-formal. Atuar na Educação superior atendidas as prerrogativas explícitas no art.66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96). Planejar e implementar projeto pedagógico de cursos de informática. Desenvolver e executar atividades com os alunos, decidindo os softwares que serão usados e a metodologia a ser empregada.  Orientar empresas e escolas, sob a forma de consultoria e/ou profissional de recursos humanos/tecnológicos na implantação de projetos pedagógicos para cursos de informática, projetar e desenvolver programas educacionais e capacitar equipes para o uso de softwares.

CATÁLOGO DO CURSO

http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/120

 

registrado em: , ,