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Formação Pedagógica para graduados não licenciados

por Comunicação Social publicado 26/04/2018 09h24, última modificação 30/03/2023 16h16

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS

 

TURNO DE OFERTA: Diurno e Noturno - ingressos alternados   

MODALIDADE: Presencial

HABILITAÇÃO: Licenciado em sua área de graduação

CARGA HORÁRIA: 1437h horas divididas em 4 semestres

ESTÁGIO: obrigatório

PERFIL PROFESSIONALO egresso do curso será um professor com capacidade de autoformação permanente a qual articule o fazer docente com a formação pessoal-acadêmico-profissional, que apresente uma visão crítica sobre os sistemas social, político e econômico vigentes, valorizando a diferença e a diversidade na educação e que reflita sobre a própria prática, criando soluções transformadoras no contexto educacional, compreendendo a importância do coletivo e valorizando atitudes desencadeadoras de mudanças qualitativas no processo educativo, o qual articule ensino, pesquisa e extensão.

Na atuação deste profissional, destaca-se o exercício da docência nas diversas áreas do conhecimento conforme a graduação do egresso, bem como as demais funções de magistério previstas na legislação, com ênfase na modalidade da educação profissional de nível técnico.

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: A proposta pedagógica do Curso estrutura-se para que o aluno venha a consolidar, ao longo de sua formação, as capacidades de:

• Atuar a partir de uma visão crítica sobre os sistemas social, político e econômico vigentes, buscando estabelecer sua relação com o papel da educação no contexto contemporâneo com vistas ao desenvolvimento de visão crítica sobre o contexto educacional e tecnológico.

• Realizar práticas de ensino considerando a diversidade como possibilidade de qualificação e potencialização do processo educativo.

• Criar soluções transformadoras para os problemas educacionais contemporâneos.

• Refletir sobre a prática, considerando a diversidade e multiplicidade do “ser” docente, compreendendo sua importância individual nos processos de transformação do coletivo e valorizando atitudes que desencadeiem mudanças qualitativas no processo educativo.

• Ter capacidade de autoformação permanente, articulando o fazer docente com a formação pessoal-acadêmico-profissional.

• Articular ensino, pesquisa e extensão na construção de processos educativos.

• Articular teoria e prática, conhecimentos gerais e específicos, a partir dos princípios da politecnia, baseada no princípio educativo do trabalho.

CAMPO DE ATUAÇÃOO habilitado no Curso estará apto a atuar nas funções de docência na educação básica e profissional nas diversas áreas do conhecimento, conforme a graduação do egresso, assim como desenvolver as demais funções atribuídas ao magistério, previstas na legislação a partir dos estágios cumpridos em ADO I, II, III e IV e das disciplinas cursadas do Curso.

CATÁLOGO DE CURSOS

http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/252

PÁGINA DO CURSO

http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/fpg/index.html 

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