Você está aqui: Página Inicial > Clube de xadrez do câmpus Pelotas convida comunidade a participar

Clube de xadrez do câmpus Pelotas convida comunidade a participar

A reunião do clube será realizada no dia 30 de agosto, às 18h15min
publicado: 30/08/2022 08h33, última modificação: 30/08/2022 08h33

O clube de xadrez do câmpus Pelotas volta às atividades, com reunião na terça-feira (30), às 18h15min, a supervisão fica a cargo do novo coordenador, o professor Jônatas.

A suspensão das aulas na escola devido à pandemia imobilizou as atividades e convívio no clube de xadrez, os jogadores passaram a usar plataformas digitais para continuar jogando. Além disso, o professor Rony Soares, coordenador da atividade como extraclasse, se aposentou. Essas razões reduziram a atividade enxadrística na escola neste retorno pós-pandêmico deixando a retomada para novas gerações.

O xadrez no câmpus Pelotas, através da iniciativa do professor Rony, representou uma oportunidade de ultrapassar horizontes, de sonhar com títulos, de desenvolver um esporte, de conviver e aprender com os rivais, formou jogadores que obtiveram títulos regionais e nacionais.

O professor Jônatas diz “quando eu era estudante joguei e aprendi neste clube recém-criado, mas depois vieram outros jogadores e jogadoras, como Anderson Donay, Bruno Teixeira e Roger Minks que mesmo depois de formados pela escola continuaram enxadristas obtendo títulos nacionais.” Ele continua “isso é prova que o xadrez na escola é muito mais que um esporte, mas desempenha um papel catalizador para aquelas que passam a jogar, produzindo boas lições que podem ser levadas para depois da escola e para o além da escola.”

O xadrez é história. O conhecimento deste jogo é passado de geração em geração, tornando os jogadores atuais mais capazes do que os anteriores. Os primeiros tiveram coragem de fazer o que nunca foi feito, cabendo aos que vem depois reconhecer os acertos e erros, desenvolver aquilo que foi posto.

O clube de xadrez do câmpus Pelotas é tomado por essa dinâmica e por essa história, bastando percorrê-lo para ver as fotos e troféus que guardam essa construção.

Essa dinâmica se repete, a construção do clube de xadrez pelo professor Rony e as gerações de estudantes que passaram pavimentou um caminho, que com o professor Jônatas como coordenador, terá o prazer e a responsabilidade de continuar construindo.