Você está aqui: Página Inicial > Câmpus Pelotas participa da Virada da Habitação

Notícias

Câmpus Pelotas participa da Virada da Habitação

DESTAQUE

O evento ocorreu no último sábado (6), no câmpus I da Universidade Católica de Pelotas
publicado: 10/08/2022 09h44, última modificação: 10/08/2022 09h44

Visando a promover o debate acerca do tema da moradia digna, ocorreu, na tarde do último sábado, dia 6 de agosto, no câmpus I da Universidade Católica de Pelotas, a primeira Virada da Habitação. O evento contou com palestras de movimentos sociais, instituições de ensino, ONGs, poder público e negócios de impacto social que serviram para o compartilhamento de ações com foco na busca por soluções em prol de melhorias habitacionais para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com este propósito, parte da equipe executora do Escritório Modelo de Edificações (EMEDI) participou do evento, ocasião em que a professora Juliana de Oliveira Plá e as estudantes Sara Nunes e Jozélia Amaro Morais apresentaram este programa de extensão do câmpus Pelotas. Além das já citadas, as outras integrantes que também estiveram presentes no evento foram: as professoras Luisa dos Santos e Tais Viana e as estudantes Helena Ximendes, Isadora Sell Fischer e Sofia Hartwig Beilfuss.

Segundo a coordenadora do programa, a professora Juliana de Oliveira Plá, o evento foi de extrema importância, pois possibilitou ao público presente a troca de informações sobre as condições de moradia da população carente do município de Pelotas, bem como a construção de uma rede formada por agentes que almejem a diminuição da inadequação habitacional e o planejamento de uma cidade que propicie dignidade a um maior número de pessoas.

 

O que é o EMEDI

O EMEDI é um programa de extensão do câmpus Pelotas, contemplado no Edital PROEX 02/2022, que busca contribuir, através da prática extensionista, com a formação profissional e cidadã da comunidade acadêmica, onde, com base na Lei Federal nº 11.888/08, docentes e discentes do curso técnico em edificações prestarão assistência técnica pública e gratuita às famílias de baixa renda em projetos de reforma e construção de habitação de interesse social.

 

O que é a Virada da Habitação

A Virada da Habitação, evento idealizado pela Articulação Colabora HabitAção, que agrega mais de 60 organizações que trabalham com melhorias habitacionais e o direito à moradia, reuniu coletivos, movimentos sociais, poder público, instituições de ensino, ONGs e negócios de impacto social para discutir os desafios e unificar um ecossistema interessado em buscar soluções para a temática da habitação social. Outras 12 cidades, além de Pelotas, integraram o evento: São Paulo, Belo Horizonte, Itu, Ribeirão Preto, Maringá, Curitiba, Vitória, Porto Alegre, Brasília, Juiz de Fora, Recife e Fortaleza.

 

Em Pelotas participaram do evento o IFSUL-Câmpus Pelotas (Escritório Modelo Edificações), a UCPEL (Habitat Social Núcleo Extensão), a UFPel (Núcleo de Arquitetura e Urbanismo Extensão e Residência em Arquitetura – Caso Estrada do Engenho e Pestano), representantes da Mesa Instituições de Ensino, a EficiObra (parceria Habitat para a Humanidade), a Domum (Desenvolvimento das Pessoas a partir da Moradia), a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (Projeto Mulheres Mãos à Obra), representantes da Mesa Organizações, a CUFA-Pelotas (Central Única das Favelas), o Quilombo Urbano Canto De Conexão, representantes da Mesa Movimentos Sociais.