Você está aqui: Página Inicial > 5º FIFAP apresenta DANZPARE BRASIL nos dias 12 e 13/09 em Pelotas

5º FIFAP apresenta DANZPARE BRASIL nos dias 12 e 13/09 em Pelotas

CULTURA

O evento conta com apoio da Universidade Federal de Pelotas, IFSul - câmpus Pelotas e da prefeitura da cidade
publicado: 08/09/2022 09h11, última modificação: 08/09/2022 09h37

A 5ª Edição do FIFAP – Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas, acontecerá nos próximos dias 12 e 13 do corrente mês. Sempre buscando inovar e diversificar, para essa edição o festival apresenta o DANZPARE BRASIL – como parte do Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares, com sede na Costa Rica, cuja produção no Brasil está a cargo da Baillar Centro de Danças, de Passo Fundo.

Está prevista a participação de 13 países das três Américas: a do Norte, representada pelo México; Central por Guatemala, Honduras, Costa Rica, Nicarágua e Panamá; e América do sul por Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Argentina, Paraguai e Brasil.

A Programação do Evento consta de apresentações e oficinas em 15 Escolas Públicas e 3 ONGs, 3 espetáculos para o público em geral e o desfile de rua.

O Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas – FIFAP é um encontro cultural não competitivo, onde companhias de danças folclóricas de diferentes países são convidadas. O evento promove uma ação de impacto cultural, social, turístico e educativo extremamente relevante para nossa cidade, pois chega a um grande número de pessoas de forma direta, através dos espetáculos, desfile de rua, oficinas, entre outras ações. Além disso, procura atingir a população de forma indireta através das diferentes estratégias de promoção e difusão, num complexo de atividades totalmente gratuitas.

O FIFAP também se configura como um projeto de atividade extensionista, promovido pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul – câmpus Pelotas, em parceria com diversos segmentos da cidade de Pelotas. Localmente conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. E em âmbito

internacional, conta com o apoio do Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares (Costa Rica). O grupo folclórico anfitrião do evento é a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, que estará recebendo os artistas internacionais na cidade de Pelotas.

Esse projeto tem como principais objetivos: promover o intercâmbio entre diferentes culturas através de oficinas, mostras e espetáculos de dança folclórica e artes populares; estimular o interesse ao conhecimento de diferentes culturas; e, descentralizar as atividades culturais, levando as danças para as praças, largos, escolas e espaços na periferia da cidade.

A realização do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas – FIFAP não se limita ao evento bianual de alguns dias, configurando-se em uma iniciativa abrangente e complexa que vem crescendo e se consolidando a cada edição, visto que as escolas contempladas por atividades durante o evento continuam recebendo apoio e atividades durante todo ano, como oficinas de dança, música, etc., ministradas e coordenadas tanto pelo NUFOLK – Núcleo de Folclore da UFPel (culminando na realização anual da Semana do Folclore), pelo Projeto Oficinas de Danças Folclóricas para a Comunidade, quanto pela Abambaé Companhia de Danças Brasileiras.

A partir disso, torna-se visível a importância da atuação que  tem o evento da UFPel e do IFSul, juntamente com a Prefeitura de Pelotas,  conquistando cada vez maior inserção e aceitação das artes populares e do folclore junto à comunidade pelotense e regional.

Dia 12 de setembro

Tarde: 14h às 17h – Atividades nas Escolas Municipais (15 escolas)

Noite: 20h – Espetáculo Auditório Centro de Artes UFPel

(convidamos à doação de alimentos não perecíveis)

Dia 13 de setembro

Tarde: 14h às 17h – desfile de Rua no Centro Histórico e apresentação no Mercado Público

Noite: 20h – Espetáculo Auditório IFSul Campus Pelotas

(convidamos à doação de alimentos não perecíveis)

Para mais informações nos procure pelo e-mail: fifap.pelotas@gmail.com , nos siga nas redes sociais: fifap.pelotas (Instagram) e @fifappelotas (Facebook).

Assessoria FIFAP – Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas.